Amy Lynn Lee Hartzler (Riverside, Califórnia, 13 de dezembro de 1981), mais conhecida como Amy Lee, é uma cantora, compositora e pianista dos Estados Unidos, vocalista e co-fundadora da banda de rock alternativo Evanescence.
Amy Lee fundou a banda Evanescence com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben (com quatorze anos) estava assistindo uma partida de basquete quando ouviu Amy (com treze anos), tocando e cantando "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)" de Meat Loaf no piano. Os dois começaram a conversar, e Ben a convenceu a formar uma banda própria, que logo se tornou uma espécie de new metal com elementos de rock e clássicos, que anos depois tentariam incluir no Evanescence.
Amy tem um irmão (Robbie) e duas irmãs (Lori e Carrie). Ainda na escola, foi presidente do conselho de corais e participou de grupos de teatro . Sua família mudou-se para vários lugares, incluindo os estados do Illinois, Kansas e Flórida, mas finalmente, quando Amy tinha treze anos, instalaram-se em Little Rock, Arkansas, onde o Evanescence começou. Ela se formou em 2000 na Pulaski Academy, e também freqüentou a Middle Tennessee State University.
Sofreu um grande trauma da infância com a morte de sua irmã de três anos. As canções "Hello" (do álbum Fallen) e "Like You" (do álbum The Open Door) abordam este tema.
As principais influências musicais de Amy são: Björk, Tori Amos, Korn, Soundgarden, Portishead, Danny Elfman, Depeche Mode, Paradise Lost, Type O Negative, Nine Inch Nails, Lacrimosa e Mozart.
Teve uma relação pública com Shaun Morgan, vocalista e guitarrista do Seether, num relacionamento que durou de 2003 a 2005. A música Call Me When You're Sober, do álbum The Open Door, fala sobre o relacionamento com Shaun. Porém, há relatos de que ela se inspirou em uma relação não confirmada com seu primeiro guitarrista, Ben Moody, sendo ele primeiro e mais doloroso amor de Amy Lee.
A voz de Amy Lee é classificada em soprano ligeiro (Mi3 ao Lá5), com amplitude de 4 oitavas do E3 até o agudíssimo E7. Nota mais grave: going under E3. Notas mais agudas: taking over me D5, the only one F5, solitude e the end(vocais de fundo) G5 e A5, understanding Bb5, whisper G5, weight of the word C#6 (acima do dó agudo desoprano) e whistle register Eb6 e E7 em um exercício de voz. Amy possui oitavas com agilige de soprano, uma voz realmente brilhante e flexível, com um extenso registro agudo.
Em maio de 2007, casou-se com o terapeuta Josh Hartzler, um amigo da adolescência. Viajou para as Bahamas em lua-de-mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário